terça-feira, 15 de abril de 2014

CROMOTERAPIA

A cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego "khôma" que significa "cor". Esta terapia alternativa tem muitos críticos na comunidade científica, que afirmam que no caso da cromoterapia, o efeito placebo é um fator muito importante na cura de alguns pacientes.
A cromoterapia é muitas vezes ligada com alumas práticas esotéricas, como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos chakras, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e corpos.

VERMELHO: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.

LARANJA: É uma cor alegre e antidepressiva. Área de atuação: rejuvenescente e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea.

AMARELO: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão.

VERDE: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônia, etc.

AZUL: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Á rea de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica.
VIOLETA: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. promove a concentração e eleva a autoestima. Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infecções e inflamações.

          Contudo, a cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje, a cromoterapia está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos.
          O mais impressionante deste trabalho é que, de todas as cores usadas pela Cromoterapia, somente uma delas se repete: o verde e o verde-limão. Isto porque o verde-limão oferece propriedades especiais além do simplesmente verde. Não é fantástico?
          Para obtermos a sensação que cada cor transmite é necessário estabelecer um contato óptico com ela. Somente a partir da visualização da cor é que conseguimos sentir o que ela nos diz. uma sugestão externa agindo sutilmente em nosso mundo interno. Isso ocorre porque lentamente vamos entrando em ressonância com a frequência vibratória daquela cor, adotando uma postura interna adequada ao seu estímulo.
          Para obtermos esse necessário contato com as cores, podemos empregá-las na vida prática como decoração, através de pinturas, iluminação e objetos, colocados numa posição estratégica, em local que olhamos com frequência.
          A cor dos ambientes, do vestuário e dos alimentos também pode fazer parte de uma estratégia terapêutica.
          A cor verde, por exemplo, tem a propriedade de ativar a normalização das funções endócrinas, estimulando a glândula pituitária, que é responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas. A cor verde, por ser de natureza tônica, exerce influência no bom desempenho do coração e circulação do sangue. Reduz a tensão dos vasos sanguíneos e regula a pressão arterial.

Fonte: www.significados.com.br/cromoterapia
Extraído da Revista INSPIRAÇÃO - A Vida em Equilíbrio
nº 3 - MAR/ABR 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário