quinta-feira, 22 de março de 2012

O CICLO DE RENOVAÇÃO


Está Provado que tudo tem um ciclo, uma forma de segmento. Mas para percebê-los precisamos estar sintonizados e atentos às situações, pois cada ciclo tem suas fases e cada fase suas características. Nós também passamos por ciclos, e para entendê-los precisamos perguntar para nosso interior: Como você se sente atualmente?
Existem maneiras interessantes para que nós possamos visualizar melhor nossa situação atual e assim agir de acordo com ela. Conhecer e aceitar o seu sentimento atual é o primeiro passo para a sua renovação.
O coach Frederic Hudson, do Hudson Institute de Santa Barbara, desenvolveu uma metáfora-teste para fazer com que as pessoas possam perceber o seu estado atual. Ele associa os estados que vivemos com as quatro estações do anos. Cada uma delas (verão, outono, inverno e primavera) representa um tempo e todas têm suas características determinantes.
O verão se caracteriza pela energia (energo). O imenso sentimento de realização pode ser chamado de "Eu herói". As realizações estão nesse momento do ciclo a todo vapor. Às vezes, o verão termina provocado por fatores externos e sem que se perceba a fonte que parecia inesgotável diminui. Como reagir ao fim dessa fase?
Talvez saber aceitar o fim da fase, criar novas estratégias, competências e atitudes e melhorar a administração de tempo e do stress seja uma boa forma de lidar com esse término repentino.
A próxima importante fase é o outono. Ele se caracteriza pelo desencanto e pela desilusão. Neste estado a pessoa se sente tóxica, sem controle e impotente.
O chamado "Eu apagado" também é uma característica dessa fase. Esse estado pode terminar quando acontece uma reavaliação da situação fazendo uma mini transição para o verão. Se esse passo não funcionar pode-se passar para o inverno, o estágio da reflexão e recolhimento. É exatamente o recolhimento a principal faceta da fase denominada inverno. Olhar para dentro e fazer questionamentos para si mesmo é o que normalmente acontece nesta fase. Refletindo sinceramente com nosso interior buscamos novos talentos e aptidões. Redescobrir a alma, um novo propósito e uma nova paixão pode indicar o término do inverno. Assim como decidir seguir em frente após a reflexão necessária para passar a nova fase.
A primavera pode ser associada à fase em que experimentamos relacionamentos, aprofundamos as amizades, nos aproximamos mais das pessoas. É também uma fase de automotivação e de selecionarmos o que é prioritário nesse momento de nossa vida. Estamos nesse momento mais confiantes e prontos para criar, refazer, reorganizar, enfim ser criativo. Nessa faze de renovação e reengajamento deixamos as coisas fluírem, tornando-as mais fáceis e simples.
Em todas estas fases, encontramos pontos positivos para aprimorarmos nossa vida. O que você pode fazer para descobrir em que "estação" você se encontra agora? Pergunte-se como você está agindo atualmente, como se sente e como você se percebe. Quando fazemos isso, reconhecemos em nós essa fase e usamos esse instrumento para ampliar o nosso autoconhecimento. Quando descobrimos realmente em que momento nós nos encontramos podemos reagir e entender melhor as situações que nos cercam.

KAANDA ANANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário