sábado, 19 de abril de 2014

RELIGIOSIDADE x DEPRESSÃO

PESSOAS RELIGIOSAS TÊM MENOS RISCO 

DE SOFRER DE DEPRESSÃO

 Estudo mostrou que a fé está relacionada                            a característica importante do cérebro

Reportagem de Camilla Muniz
Retirada do jornal Extra de 18 de abril de 2014.

          Para quem é cristão, Semana Santa é época de fortalecer a fé. Mais do parte da celebração da Páscoa, dar importância à religião e cultivar hábitos como frequentar igreja ou templos faz bem à saúde e pode reduzir o risco de depressão. É o que concluíram pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em um estudo recentemente publicado no periódico científico JAMA Psychiatry.
          Os cientistas descobriram que pessoas que têm alguma religiosidade apresentam o córtex cerebral mais espesso, o que diminui as chances de surgimento da doença. Foram analisados 103 voluntários com idade entre 18 e 54 anos.
--- Diante de uma situação ameaçadora, a pessoa que não tem fé fica inquieta, o que gera um estado de angústia e depressão. Já quem tem fé também fica apreensivo e temeroso, porém se acalma com confiança no ser superior --- avalia o psiquiatra Rogério Muniz da Silva, especialista em depressão feminina, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e diretor-técnico do Bem Querer Centro Terapêutico.
            Segundo o médico, qualquer exercício de espiritualidade é capaz de trazer benefícios. E os ganhos proporcionados pela religiosidade não se limitam à saúde mental.
--- Em geral, o religioso tem por princípio levar uma vida regrada, sem excessos. Isso significa que ele tende a se manter longe de vícios e da dependência química --- completa. --- O importante é que nesses ambientes (religiosos) a pessoa tem oportunidade de confraternizar e praticar caridade. Tudo isso aumenta a esperança e eleva a autoestima, o que traz benefícios físicos e mentais.

ELAS SÃO MAIS PROPENSAS

             A depressão é mais comum em mulheres do que em homens (proporção de três para um). De acordo com Rogério Muniz da Silva, a faixa etária mais atingida é de 20 a 45 anos. Entre as causas, estão fatores bioquímico (ligados à deficiência na produção de neurotransmissores como serotonina e noradrenalina) e fatores ambientais, como perdas e traumas.

ENTENDA:

  • O córtex cingulado é a parte do cérebro situada no meio do córtex cerebral.
  • A estrutura integra o sistema límbico, que está associado à formação e processamento das emoções, aprendizado e memória. Com isso, o córtex cingulado desempenha papel importante em distúrbios como depressão e esquizofrenia.
  • Pessoas que não são religiosas tendem a sofrer mais de ansiedade --- um dos fatores que geram depressão ---, o que ativa o córtex cingulado.
  • Em contrapartida, quem tem alguma religiosidade é, em geral, menos ansioso. Com isso, o córtex cerebral fica menos ativo e o risco de depressão é menor.
Fonte: psiquiatra Rogério Muniz da Silva, especialista
em depressão feminina, membro titular da
Associação Brasileira de Psiquiatria e
diretor-técnico do Bem Querer Centro Terapêutico
Infografia Felipe Nadaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário