terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUARESMA


A Quaresma lembra dois fatos bíblicos importantes. O primeiro relata como foram os 40 anos de travessia pelo deserto que o Povo de Deus, liberto da escravidão no Egito, enfrentou até chegar à Terra prometida...


Foi um tempo para aprender a caminhar junto, a superar a divisão das 12 tribos para unir num só Povo, a se organiza
r para se defender dos inimigos, a partilhar o alimento e a terra, e principalmente, a confiar totalmente em Deus, comprometendo-se a seguir a sua Lei.
Durante esses 40 anos, morreu toda aquela geração que se habituara à escravidão do Egito e não resistia à tentação de ser infiel a Deus. E nasceu uma nova geração de gente capaz de seguir com fidelidade os 10 mandamentos.
O segundo fato foi o período de 40 dias de Jesus no deserto, conforme narram os evangelistas (Mt 4,1-11, Mc 1,12 e Lc 4, 1-13). Ali, após um tempo de jejum, Jesus foi tentado a abandonar ou modificar a sua missão. Ele, porém, resistiu e foi fiel. Assim, Jesus estava pronto para anunciar o Reino do céu e inaugurar um novo Povo de Deus.
Hoje, a Quaresma nos convida a repetir essas duas experiencias: a do Povo da antiga Aliança e a do próprio Jesus. Serão 40 dias de preparação para a Páscoa, que é a libertação final da escravidão da morte e do mal, conquistada por Jesus. Contudo, tanto a saudade dos pecados como a novas tentações somente são superadas quando refazemos a experiência do deserto. É um tempo em que,
pela oração e pela caridade, nós reforçamos os laços da vida em comunidade, da caridade solidária e da fidelidade pessoal e comunitária a Jesus e ao Evangelho.
A Campanha da Fraternidade nos convoca para que, reunidos em grupos de famílias, façamos uma caminhada de conversão até a Páscoa. Neste ano, pede que examinemos os pecados da saúde pública, porque é um dever e um direito que deveriam estar a serviço de todos, principalmente das classes mais carentes.
A saúde faz parte da salvação integral que Jesus nos oferece. por isso, é uma dimensão integrante da Evangelização autentica cristã. Não podemos depender apenas de milagres e de curandeiros. É muito mais evangélico comprometer-se como comunidade de fé que procura conquistar tudo aquilo que faz parte da Terra prometida por Deus a todos os se
res humanos.

Pe. Ulysses da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário