sábado, 25 de fevereiro de 2012

TURBINE SUA MEMÓRIA

Se você tem esquecido onde deixou suas coisas, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo. Confira algumas dicas para cuidar bem da sua memória.


Perder informações corriqueiras não é só normal, como é saudável para o cérebro. Algumas práticas, porém, podem ajudar a se lembrar do que é importante para você.


E SE ESQUECER
  • Usamos o tempo todo a chamada memória de trabalho, de curta duração. Ela entra em ação, por exemplo, quando guardamos um número de telefone e esquecemos logo em seguida. Esse esquecimento tem sua função, pois reservamos espaço na memória para coisas mais importantes. Assim, para não perder o número de telefone, anote.
PRESTE ATENÇÃO
  • Podemos achar que estamos desmemoriados, mas, em boa parte das vezes, a vilã é a falta de atenção. Esquecemos as tarefas porque fazemos uma coisa enquanto pensamos em outras. Mantenha o foco!

QUESTÃO DE PRÁTICA
  • A falta de uso afeta a memória. O jeito é treinar. A leitura é um dos exercícios mais completos. A cada nova letra, nosso cérebro faz uma busca complexa no repertório de palavras armazenado na memória para antecipar a palavra, seu significado e sentido no contexto da frase. Mas, se é preciso decorar uma informação específica, vale usar o bom e velho método da repetição.

DURMA BEM

A falta de uma boa noite de sono é outra grande vilã. O tempo necessário para isso é diferente para cada um. A boa medida é acordar descansado. Cuide da qualidade do sono: escureça o quarto, elimine barulhos, não assista TV, não leve trabalho para a cama e comece a diminuir o ritmo cerca de uma hora antes de dormir. Sonecas durante o dia fazem as células nervosas "descansarem", mas devem ser breves para não atrapalhar o sono da noite.




COMA DIREITO
  • Não há um nutriente mágico que turbine a memória. O cérebro precisa de todos os nutrientes para trabalhar bem. Coma proteínas de diversas fontes, como verduras, legumes, frutas e carboidratos. Tudo com moderação, para evitar sonolência. A solução está na alimentação variada e equilibrada.

A emoção é parceira da memória. quando um momento ou fato ocorrido em nossas vidas ganham importância pessoal e , além disso, está associado a uma carga emocional, geralmente são lembrados com todos os detalhes.

Os profissionais que têm melhor memória são os atores e os professores. O segredo está na prática da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário