quinta-feira, 1 de março de 2012

ANO BISSEXTO

Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais - passa de 28 para 29 dias - e é claro que há uma boa razão para isso.


O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo, equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol, equivale a um ano.
Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora exatamente 365,2422 dias. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as 5 horas, 48 minutos e 46 segundos que sobravam (0,2422 dias).
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2200 anos, tiveram a ideia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as quase seis horas restantes de cada ano.

6 horas em cada ano x 4 anos = 24 horas ( um dia certinho)

Atualmente, o dia a mais colocado no quarto ano é o dia 29 de fevereiro.

PORQUE BISSEXTO

O imperador romano Júlio César trouxe a ideia do ano BISSEXTO para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes.
Sosígenes só não sabia em que parte colocar o dia que estava sobrando, então Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março".

As calendas, no antigo calendário romano, eram o primeiro dia de cada mês, quando ocorria a Lua nova.
É desta palavra calendas que surgiu o termo CALENDÁRIO e a expressão calendas gregas, representando um dia que jamais chegará, pois era inexistente no calendário grego.
As calendas eram o primeiro dia do mês romano, quando as pessoas habitualmente realizavam seus pagamentos.

Desta feita, foi escolhido que fosse duplicado (bis) o dia 24 de fevereiro, que é o sexto (sextum) dia antes das calendas de Março.
Este dia era chamado ANTE DIEM BIS SEXTUM KALENDAS MARTIAS ou simplesmente BISSEXTO.



CALENDÁRIO

O calendário Gregoriano foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 e adotado imediatamente por Espanha, Itália, Portugal e Polônia, e posteriormente, por todos os países ocidentais.

Em 1582 o Papa, aconselhado pelos astrônomos, decretou a Bula Inter Gravissimas, em que dizia que a quinta-feira 04 de outubro de 1582 sería imediatamente seguido de sexta-feira 15 de outubro de 1582, para compensar a diferença acumulada ao londo de séculos entre o calendário Juliano e as efemérides astrônomica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário