domingo, 30 de março de 2014

A FLOR DA PAIXÃO

ORQUÍDEA

Por Luciano

Na idade média as plantas só tinham interesse ou valor se pudessem ser consumidas pelos seres humanos ou utilizadas como remédios. As orquídeas, por possuírem dois tubérculos parecidos com os testículos masculinos, eram utilizadas em forma de infusões e chás para estimular a fertilidade das mulheres e dos casais que tinham dificuldades de ter filhos.  Em função desse uso essa bela planta ficou conhecida como “orchis”.
Outro relato interessante e bastante antigo que remete ao amo,r é a Lenda de Nan.
Essa lenda fala de uma princesa muito linda que habitava uma aldeia na China. Ela era tão bela que  despertava a paixão de inúmeros homens. A sua arrogância era proporcional a sua beleza e inúmeros pretendentes chegavam ao seu palácio para pedir a princesa em casamento e eram simplesmente esnobados pela bela mulher.
Num dia chega à aldeia um belo oficial do exército chinês. Ela fica perdidamente apaixonada. Mas para sua infelicidade e castigo o oficial não corresponde a paixão da bela princesa.
Indignada com a desfeita do oficial a princesa procura um mago para acabar com ele. O mago prepara uma poção que deveria ser dado à pessoa que a princesa tanto odiava.
Recebida a poção a princesa arruma um jeito de dar a poção ao jovem militar. Ao tomar o líquido do pequeno frasco  o oficial se transforma numa bela orquídea. Um grande remorso toma conta da bela jovem e ela procura o mago pra reverter o feitiço.

Mesmo implorando o mago disse que não poderia desfazer o feitiço.  Como o mago se recusava desfazer a  magia a bela princesa pede para ser transformada numa orquídea e com isso ficar ao lado do seu amado.
Não sei se foi por causa dessa lenda, mas ter orquídeas na china por muito tempo foi um privilégio da realeza.
A paixão pelas orquídeas continuou ao longo dos séculos e o alto valor conseguido por essas plantas na Europa fez com que floriculturas financiassem expedições pelos quatro cantos do mundo em busca dessas verdadeiras jóias.  A cobiça era tanta que milhares de plantas eram enviadas  para Europa e a maioria morria antes mesmo de chegar ao seu destino, fazendo com que o preço delas subisse muito. Em função disso foi se criando um estigma de planta cara e  de difícil cultivo já que eram poucos que tinham condições de ter essas plantas e cultivá-las adequadamente.
A procura por essas plantas fez com que o gênero chegasse a marca de 35.000 espécies distribuídas entre 200 gêneros. Esse gênero de plantas é o único  que está presente em todos os continentes do mundo exceto nas partes mais geladas da terra. Ainda hoje novas espécies são descritas pela ciência e cultivadas pelos amantes dessas plantas.
Com a descoberta da cultura in vitro (semeadura de orquídeas em frascos) o prazer de cultivar uma orquídea se democratiza. Plantas que antes eram vendidas por verdadeiras fortunas foram sendo disponibilizadas a preços mais acessíveis. Esse sistema permitiu o aparecimento dos híbridos. Os híbridos são o cruzamento entre duas plantas diferentes que acabam produzindo uma planta nova. Com essa técnica o homem já produziu mais de 200.000 híbridos diferentes. Eu mesmo registrei no RHS de Londres dois híbridos. Com esse registro todos que fizerem o mesmo cruzamento terão que colocar o nome escolhido pela pessoa.
Com cores e formas variadas mais e mais pessoas vão se interessando pelo seu cultivo. 
O interesse é tanto que inúmeras associações foram criadas pelo mundo afora com o intuito de agregar os aficionados por essa planta.

No Rio de Janeiro nós temos a OrquidaRio  (WWW.orquidario.org). Essa associação promove 3 exposições anuais. Nos dias 01/05 a 04/05 faremos a nossa trigésima exposição no jardim botânico do Rio de janeiro. Nelas estaremos promovendo diversas atividades relacionadas ao cultivo dessa bela planta. Além das palestras, cursos e brincadeiras para a garotada, temos também uma bela mostra e venda de orquídeas. Mais de 500 plantas floridas estarão a mostra para as pessoas apreciarem e estandes estarão vendendo mudas dessas plantas para quem  sair perdidamente apaixonado por elas.

Um grande abraço e aguardo por vocês lá.
Luciano – Diretor Técnico da OrquidaRio
Email: ramalhorquidófilo 41@gmail. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário