terça-feira, 6 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM MAÇÔNICA


Um dos principais objetivos da Maçonaria é o estudo através da pesquisa e busca da Verdade. Isso possibilita a continuidade da instituição e através das atividades sociais, filantrópicas, administrativas, litúrgicas e outras podemos motivar e vitalizar as Lojas.
A Maçonaria adota um método iniciático de ensino de suas doutrinas, calcado na interpretação de símbolos, os quais intuitivamente, vão permeando pelo desenvolvimento auto-didático e pessoal do maçom, na medida em que não se dispõem de organizações metódicas de estudo e de instrução em conjunto, fazendo com que os impulsos de cada indivíduo leve-o ao conhecimento necessário para a busca da iluminação interior.
Logo, o método de ensino iniciático necessita ser conhecido através de vários degraus, os Graus Maçônicos, que levarão o iniciado a transformar-se em "cidadão consciente, disciplinado e cumpridor de seus deveres, pedra polida para ser utilizada na construção do Templo Ideal da Humanidade".
Um dos métodos utilizados para sintonizarmos o caminho dos obreiros buscadores da Verdade é A Linguagem Maçônica, que representa um legado deixados por nos ilustres Irmãos Operativos do passado.
É fundamental que a linguagem maçônica seja fielmente observada, principalmente em Loja, não só na palavra falada como na escrita. O tratamento maçônico é rígido, observando-se o uso da segunda pessoa, quer do singular ou do plural. Basta observar como são redigidos os diversos Rituais maçônicos usados no trabalho de uma Oficina.
Deve ser dada atenção também a peculiar terminologia maçônica, não só em nossas manifestações verbais, mas notadamente nas escritas onde são usados termos apropriados, como, por exemplo, Balaústre ao invés de ata, Prancha no lugar de carta, Coluna Gravada como proposta na Bolsa de Propostas e Informações.
Quando tais documentos são lidos diz-se que são decifrados, quando são escritos diz-se que são gravados. Um trabalho escrito e lido pelo seu autor, dizemos tratar-se de uma Peça de Arquitetura, o que já não acontece quando se faz uma apresentação apenas verbal.


RESUMINDO

Ata = Balaústre
Carta ou Ofício = Prancha
Trabalho de sua autoria = Peça de Arquitetura
Trabalho de outro autor = Coluna Gravada
Ler um Trabalho ou q
ualquer outro documento = Decifrar
Fazer um Trabalho = Gravar uma Peça de Arquitetuta

Lj. União e Progresso 41
Ir. Alberto Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário