terça-feira, 6 de março de 2012

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE






A saúde se dá por um conjunto do bem-estar físico, mental, socioambiental e espiritual. Para ter saúde, é preciso aprender muita coisa na vida.




Às vezes pensamos que a saúde acontece por si mesma, com algumas doses de sorte ou azar. Mas não é verdade. Somos organismos vivos, e a saúde representa a nossa realização. Os animais contam com instintos para se preservarem. Mas nós humanos, além de alguns instintos, nos conduzimos muito mais por escolhas por meio das quais construímos nosso bem-estar. Assim, precisamos aprender a lidar com as potencialidades e os limites, dentro das condições em que existimos. Somos seres éticos, isto é, somos em grande parte responsáveis por nossa própria saúde. Precisamos saber o que faz bem, o que faz mal. Na vida rural, a fruta bicada por passarinho diz que ela não é venenosa. Mas hoje a ciência tem inúmeras informações sobre os alimentos, o ar, o raio solar, o ambiente e até sobre os hábitos que temos e tantas outras coisas. Isto se soma às propagandas de alimentos, divertimentos, aguçando nossos desejos. Soma-se também com necessidades e limites, que nos empurram para viver em condições não desejáveis. Aqui a educação ética para a saúde se impõe em duas direções. Pessoalmente, a gente precisa saber se cuidar: saber se informar sobre o valor e o risco das coisas, dos ambientes e das formas de viver. A ciência hoje mostra muito o futuro, as consequências dos hábitos. Assim, não se pode marcar bobeira e achar que não fazendo mal na hora, não haverá problema. É preciso formar uma consciência crítica, isto é, nos educarmos para distinguir os riscos e benefícios nas escolhas que fazemos. O outro lado, é que não basta pensar só em si. Muitas condições para a saúde dependem das formas sociais de organizar a vida. Hoje as ciências mostram bem o nexo entre saúde e ambiente. O ambiente primeiro é o conjunto de bens naturais propícios para a saúde. É também social, constituído por nossa convivência. Há muitos alertas hoje sobre como nossas formas de vida prejudicam o ambiente nesses dois sentidos.
Assim, a saúde de cada um depende também do cuidado de todos. A saúde é em grande parte uma construção social. E a educação ética para a vida em sociedade é indispensável para a nossa saúde.

Pe. Márcio Fabri dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário