A Augusta, Respeitável e Benemérita Loja Maçônica União e Progresso n° 41 foi fundada em 17 de maio de 1971 no Rito Escocês Antigo e Aceito sob os Aupícios da Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
MUITO ORGULHO DE PERTENCER A LOJA UNIÃO E PROGRESSO nº 41
quinta-feira, 19 de abril de 2012
NÓS PRECISAMOS DE HERÓIS VERDADEIROS
Por
ter uma vida ilibada e ética é que foi convidado pelo Irmão Richard Carruthers
para fazer parte de nossa família. Ao seu padrinho o Irmão Irineu teceu o
seguinte comentário: "Tudo que há de bom em mim e
tudo que fui capaz de realizar provém das lições inspiradas em minha
convivência com este senhor” Aqui temos duas lições muito
importantes, a correta escolha de candidatos e a responsabilidade do Padrinho.Notável empresário, industrial, banqueiro, político e diplomata brasileiro, foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX, também foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, daí podemos dizer que iniciou a indústria naval no Brasil, pois foi buscar recursos na Inglaterra e convenceu-se que o Brasil deveria caminhar para a industrialização. Em 1846 fundou o estaleiro da Companhia Ponta da Areia em Niterói, onde ali produziu navios e canhões, usados nas lutas contra Oribe, Rosas e López. Produziu também velas e tubos de ferro.
Nosso Irmão Barão de Mauá foi pioneiro no campo dos serviços públicos, fundou em 1852 a Companhia Fluminense de Transportes e em 1853 criou a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Grande do Sul e do Amazonas. Em 1854 fundou a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e Implantou a primeira estrada de ferro, da Raiz da Serra à cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, inaugurou nesse mesmo ano o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora. Em sociedade com capitalistas ingleses e cafeicultores paulistas, participou da construção da Recife and São Francisco Railway Company, da ferrovia dom Pedro II, atual Central do Brasil e da São Paulo Railway, hoje Santos-Jundiaí. Iniciou a construção do canal do mangue no Rio de Janeiro e foi o responsável pela instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa em 1874. Durante a Revolução Farroupilha, o Irmão Irineu ajudou a escaparem de prisões no Rio de Janeiro os que eram Maçons e não Maçons que lutavam pela liberdade da região. Foi um poderoso banqueiro e Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil, pois o primeiro havia falido em 1829. Chegou a ter mais dinheiro que o próprio orçamento do Império Brasileiro, tinha tanto status no mundo financeiro que na época foi considerado como "o único banqueiro confiável do Hemisfério Sul". A vida lhe trouxe muitos desgostos e incompreensões.
Devido
à crise financeira de 1864 faliu, mas antes de morrer quitou todas suas dívidas
e não prejudicou ninguém.terça-feira, 10 de abril de 2012
RELIGIÃO E HIGIENE
[...] A Religião é a higiene da alma. A Higiene é a religião do corpo. Na ignorância desta verdade científico-religiosa, a maioria dos crentes só se lembra da Religião quando se vêem sob o jugo angustioso da dor. Depois de haverem gerado e mantido a causa, pretendem que a Religião anule os efeitos. Esquecendo-se de que a Religião não destrói a lei, assim como a Higiene não ressuscita os mortos. A REGÊNCIA DA VIDA
QUERO SER FELIZ OU TER RAZÃO?
quinta-feira, 29 de março de 2012
A FLOR DA HONESTIDADE
Conta-se que por volta do ano 250 A.C., na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de ser sua esposa. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa contou à jovem e desesperou-se ao ver que ela pretendia ir à celebração, indagando preocupada:
- Minha filha, o que você fará lá ? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne esse sofrimento uma loucura. E a filha respondeu: - Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca. Eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, e isto já me torna feliz.
Na hora marcada, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções.
Em determinado momento, o príncipe anunciou o desafio:
- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo.
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Mas passaram-se três meses e nada surgiu.
A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido, Dia após dia. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado.
Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias retornaria ao palácio, no prazo combinado, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na data e hora marcada, lá se apresentou, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas cores e formas. A jovem ficou admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente, chegou o momento esperado e o príncipe passou a observar a flor trazida por cada uma das pretendentes, com muito cuidado e atenção. Após analisar todas elas, ele anunciou um resultado surpreendente, indicando a bela mas humilde jovem, do vaso vazio, como sua futura esposa.
O público presente, perplexo, quis saber o motivo, afinal, o desafio previa que se casaria com a moça que lhe trouxesse a mais bela flor e ele escolhera, justamente, a que não cultivara flor alguma.
Então, calmamente, o príncipe esclareceu:
- Esta jovem foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz: A Flor da Honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
A Honestidade é como uma flor, tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor. Independente de tudo e de todas as situações que nos rodeiam, que possamos espalhar essa luz àqueles que nos cercam..
Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, PERCA!!!
Você será sempre um vencedor !!!
terça-feira, 27 de março de 2012
AS TRÊS PENEIRAS DE SÓCRATES
.jpg)
segunda-feira, 26 de março de 2012
O TEMPO E O RELÓGIO
"Antes, naqueles bons tempos" - disse o tempo - "todo homem tinha tempo de curtir a natureza. Viviam com o sol de dia, dormiam com a lua à noite"..jpg)
"Amor? Nem sei se ainda faz... há gente que nem tem tempo. Quando faz é no zás-trás. Quando vê, já envelheceu, sem ver o tempo passar".quinta-feira, 22 de março de 2012
O CICLO DE RENOVAÇÃO

A primavera pode ser associada à fase em que experimentamos relacionamentos, aprofundamos as amizades, nos aproximamos mais das pessoas. É também uma fase de automotivação e de selecionarmos o que é prioritário nesse momento de nossa vida. Estamos nesse momento mais confiantes e prontos para criar, refazer, reorganizar, enfim ser criativo. Nessa faze de renovação e reengajamento deixamos as coisas fluírem, tornando-as mais fáceis e simples.EU SOU MAÇOM


terça-feira, 20 de março de 2012
VOCÊ SABE QUEM SOU

Faz muito tempo que nasci. Nasci quando os homens começavam a acreditar
Eu sou a Maçonaria
O QUADRO

A INICIAÇÃO

o neófito precisa estar apto para entender os parâmetros de um novo estágio. Assim, “quando o discípulo está preparado, o Mestre sempre aparece”. O homem tem o Universo dentro dele. Possui um Mestre interior que precisa ser despertado. O que não pode mudar nunca é que, para se iniciar numa escola de ensinamentos esotéricos, sempre será preciso o candidato estar num elevado estado de pureza moral. Desde o início da preparação, é importante trabalhar os sentimentos e as virtudes, como, por exemplo, pontualidade, equilíbrio, tolerância, humildade, perseverança, entre tantas outras. Os Mestres sempre iluminaram que os neófitos quando não estão preparados não podem ter acesso ao conhecimento oculto, pois podem se prejudicar e causar danos ao próximo. Na iniciação, o candidato toma conhecimento de que está renascendo e tem que abandonar conceitos antigos. As leis que regem o Universo são representadas através de símbolos. Para entendê-los e dominá-los é preciso possuir as chaves. Esse conhecimento só é adquirido por quem está apto. Os véus são levantados para aqueles que se comportam de uma maneira especial. A iniciação é uma conquista individual. Obviamente, este processo é bem complexo e muito pode ser dito sobre ele. Mas para resumir alguns aspectos, podemos afirmar que aquele que busca a sabedoria precisa agir com caridade, ouvir mais e falar menos, viver para servir e ter um compromisso com a verdade. Não há religião acima da verdade. “Aquele que anda com inteireza, que faz o que é justo e que fala a verdade no coração” (Salmo 15.2). Com a iniciação o homem fica livre das amarras da matéria e pode transformar o carma em darma.quarta-feira, 7 de março de 2012
CERIMÔNIA DE POMPAS FÚNEBRES


A Loja União e Progresso 41, através de seu Venerável Mestre, convida todos Irmãos, cunhadas e amigos a participarem da Homenagem Maçônica no CERIMINIAL DE POMPAS FÚNEBRES do nosso Ir. Flavio Viera Rodriguez, a realizar-se no DIA 30/03/2012 no Condomínio Demerval de Souza Barros, Rua São luis Gonzaga, 1732 - São Cistóvão - RJ, no Templo Tradentes.Lj. União e Progresso 41
terça-feira, 6 de março de 2012
AS MULHERES E SUAS CONQUISTAS



EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM MAÇÔNICA


OLHO DE HÓRUS

quinta-feira, 1 de março de 2012
ANO BISSEXTO


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
COMEÇAR DE NOVO

QUARESMA


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)