quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DA EXISTÊNCIA A FASE TERMINAL

A experiência do progresso leva o homem moderno a confiar unicamente em si mesmo. Vencer a convicção do mundo de poder fazer tudo o quer, só o próprio esforço, capacidade, preparo intelectual e riqueza não facilita para abrir-se à mensagem filosófica.
Salomão lembra-nos da tênue transitoriedade de nossas vidas e força-nos a pensar seriamente sobre as coisas mais importantes. o salmista, que nos deu tão rica meditação sobre a grandeza da lei, ligou a dor com o entendimento.
De algum modo, tentamos aliviar nossa dor com todo tipo de inacreditável escória. Porém seria mais fácil tentarmos despejar as cataratas de Foz de Iguaçu dentro de uma xícara de chá do que procurar satisfazer nossos espíritos à semelhança do G.A.D.U. com meras coisas e emoções carnais. Incapaz de cumprir plenamente nossa necessidade fundamental, o dinheiro, o prazer e até mesmo a sabedoria mundana tornam-se a base de um apatite insaciável, que nos deixa vazios, irrealizados e acabado. Nunca poderemos ter, sentir ou conhecer o suficiente para encontrar contentamento. O que precisamos é de justiça e, aqueles que anseiam por ela estão destinados a conhecer uma transcendente satisfação de Paz.
Por fim, o Fisiologismo é uma praga em expansão, seu aparecimento está sempre presente nas decisões na base do compadrio, o que torna a situação ainda mais grave.
Esta prática ou conduta de certos representantes, que visa à satisfação de interesse ou vantagens pessoais, em detrimento do bem comum, deve ser combatida permanentemente pelo trinômio maçônico conhecido do mundo, somente assim podemos direcionar esta praga ao caminho da fase terminal.

Peça de Arquitetura apresentada pelo Ir. Tadeu Travassos da Lj. União e Progresso n. 41 em 06\06\2008, quando ainda era Aprendiz Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário